segunda-feira, 21 de setembro de 2009

ESTADO DE GOIÁS
SECRETARIA ESTADUAL DA EDUCAÇÃO
SUBSECRETARIA REGIONAL DA EDUCAÇÃO - URUAÇU
COLÉGIO ESTADUAL “PRESIDENTE CASTELO BRANCO” – MARA ROSA



PROJETO CENTENÁRIO
“PAIS DOS SERTÕES”
EUCLIDES DA CUNHA




MARA ROSA – GO
ABRIL/AGOSTO – 2009

ESTADO DE GOIÁS
SECRETARIA ESTADUAL DA EDUCAÇÃO
SUBSECRETARIA REGIONAL DA EDUCAÇÃO - URUAÇU
COLÉGIO ESTADUAL “PRESIDENTE CASTELO BRANCO” – MARA ROSA

PROJETO CENTENÁRIO
“PAIS DOS SERTÕES”
EUCLIDES DA CUNHA

Projeto apresentado a Coordenação Pedagógica do Colégio Estadual “Presidente Castelo Branco”, em Mara Rosa - GO, para ser apreciado com a finalidade de desenvolver um trabalho sobre a vida e a obra de Euclides da Cunha, como comemoração do centenário de sua morte, a ser desenvolvido com alunos dos 3 os anos do Ensino Médio, nos períodos matutino e noturno, numa proposta interdisciplinar envolvendo as disciplinas de Literatura Brasileira, História, Geografia, Novas Tecnologias (LIE).

MARA ROSA – GO
ABRIL/AGOSTO/2009
ESTADO DE GOIÁS
SECRETARIA ESTADUAL DA EDUCAÇÃO
SUBSECRETARIA REGIONAL DA EDUCAÇÃO - URUAÇU
COLÉGIO ESTADUAL “PRESIDENTE CASTELO BRANCO” – MARA ROSA


PROJETO CENTENÁRIO
“PAIS DOS SERTÕES”
EUCLIDES DA CUNHA



IDEALIZADORES:

- Professora Marisa Neide de Oliveira (Literatura Brasileira)
- Professora Nivalda Maria Pereira (Literatura Brasileira)
- Professora Elaine Aparecida de Oliveira Lima (História e Filosofia)
- Professor Edson Borges da Silva
- Professora/Dinamizadora (LIE) Leila Divina Leal
- Professora/Dinamizadora (LIE) Marizelia Ferreira Xavier Gomes
- Professora/Dinamizadora (LIE) Rosangela Xavier Tavares

PARCEIROS:

- Professora Marcionília Pinto de Oliveira Sobral (Língua Portuguesa)
- Professora Rosemeire de Moraes Alfenas (Artes)
- Professora Liliane das Graças Lemos de Castro (Matemática)
- Professora Marlene Teodoro de Souza (Matemática)
- Professor Reinaldo Pereira da Silva (Matemática e Física)
- Professora Cristiane Guimarães (Geografia)
- Professora Maria Aurora Guimarães Dias (Sociologia, História)
- Professora/Coordenadora Pedagógica Mara Virgínia Bittencourt de
Moraes (Educação Física)
- Vice-Gestor Odimilsom de Oliveira Barbosa


APOIO:

- Professora/Gestora CREUZA MARIA DA SILVA LORENCINE

1 – APRESENTAÇÃO



O presente Projeto Interdisciplinar pretende marcar dignamente o Centenário da Morte de Euclides da Cunha, o “Pai dos Sertões”, que é listado entre os mais importantes escritores da literatura brasileira. Através da pesquisa científica realizada em grupos, das exposições utilizando recursos tecnológicos do Laboratório de Informática Educacional (LIE), assim como do filme Guerra de Canudos e do Soletrando II, com obras de Euclides da Cunha, pretende-se ainda desenvolver habilidades necessárias para a formação de um aluno crítico, participativo e agente principal de sua aprendizagem.


2 – JUSTIFICATIVA


Diante das grandes dificuldades de leitura e compreensão de textos, além de bloqueios para expressar-se por escrito e oralmente, surgiu a necessidade de realizar o Projeto Centenário “Pai dos Sertões” Euclides da Cunha visando proporcionar meios para que os alunos dos 3os anos do Ensino Médio tenham maiores condições de sanar tais dificuldades, pois a leitura leva este aluno a melhorar sua interpretação e visão de mundo.
O trabalho será voltado para a Literatura Brasileira, vivenciando o Centenário de Euclides da Cunha e o momento histórico-geográfico englobando as partes de sua obra-prima, “Os Sertões” e outras obras do autor homenageado.



3 – PROBLEMÁTICA


Diagnosticando a competência da leitura é visível a carência e o fraco desempenho da mesma.
Como resultado encontra-se uma grande quantidade de alunos que, embora conscientes da necessidade de ler, não possuem essa prática, sentem muita dificuldade em sua atuação e reconhecem, inclusive, que não são leitores.
Considerando a necessidade de formar leitores críticos e conscientes, capazes de entender e intervir na realidade que os cercam é que se ratifica a importância de desenvolver no aluno as diversas habilidades no desempenho da leitura.
Diante de tal reflexão surge o questionamento:
- O que podemos, como docentes, fazer para ajudar no desenvolvimento de tais habilidades?


4 – POSSÍVEIS SOLUÇÕES

É importante que o ambiente seja acolhedor e aconchegante, um acervo amplo e atualizado, que haja mais dinamicidade é um passo rumo à formação de leitores informados, críticos e formadores de opinião.
A influência da escola e da família para que o estudante se torne leitor é importante, assim, por meio do investimento em bibliotecas (acervo, dinamização e formação de bibliotecários), as escolas estariam cumprindo sua meta principal, que é a de formar leitores, pois a partir do momento em que o aluno passa a sentir gosto por esta prática, as portas do conhecimento estarão abertas para ele, pois aprenderá a buscar mais e mais conhecimentos.


5 – OBJETIVOS


GERAL: Desenvolver o interesse pela leitura de obras literárias de cunho histórico-geográfico-científico, através da pesquisa e análise das obras de Euclides da Cunha que representam um estudo consciente e crítico da realidade brasileira, analisando e interpretando o fato histórico, “Canudos”, que deu origem à obra “Os Sertões” e a partir daí fazer comparações a outros fatos históricos-geográficos mais recentes com características semelhantes.

ESPECÍFICOS:

- Desenvolver habilidades de expressar ideias escrita e oralmente com clareza e lógica;
- Utilizar textos literários para desertar para despertar a capacidade crítica dos alunos;
- Proporcionar a integração na leitura desenvolvendo habilidades que enriqueçam a
capacidade de comunicação e melhor raciocínio;
- Fazer paralelos entre a época em que a história foi escrita e os dias atuais;
- Realizar atividades de leitura envolvendo professores de diversas áreas
- Desenvolver a habilidade de pesquisa e apresentação de trabalho científico;
- Desenvolver atividades culturais que proporcionem aprendizagem de maneira lúdica.

HABILIDADES:

- Entender o contexto histórico das obras lidas;
- Identificar o conteúdo da obra através de análise das informações fornecidas pelas “orelhas”, apresentação e sumário da obra;
- Emitir opiniões sobre a obra lida;
- Buscar informações sobre os autores da obra;
- Entender o papel de Euclides da Cunha na Literatura Brasileira.

6 – METODOLOGIA

Este Projeto é de cunho pedagógico, pois possui como característica principal o conhecimento a respeito da importância da Literatura Brasileira na adolescência e juventude. As atividades a serem realizadas serão voltadas para a valorização da leitura e da pesquisa científica como instrumento fundamental para o sucesso na vida escolar e profissional dos jovens.
Propõem-se, inicialmente, uma reunião com a Gestão, coordenação pedagógica e dinamizadoras do LIE e professores da Unidade para divulgar e discutir meios para execução dos trabalhos. A pesquisa será interdisciplinar, com orientação dos professores das áreas de Literatura Brasileira, História, Geografia e Tecnologia.

7 – PROCEDIMENTOS

- Apresentação do Projeto;
- Divisão dos grupos e orientação para a pesquisa;
- Exposição do resultado da pesquisa para a escolha dos melhores trabalhos pela Banca Avaliadora;
- Sessão Pipoca: Filme Guerra de Canudos (Debate no final do Filme);
- Reapresentação dos Grupos classificados e premiação dos melhores trabalhos;
- Seletiva do Soletrando II, nas salas de aula, com obras de Euclides da Cunha;
- Final do Soletrando II, com premiação para os 3 primeiros lugares.

8 –CRONOGRAMA


As atividades do Projeto Centenário “Pai dos Sertões” – Euclides da Cunha serão desenvolvidas no final do mês de março e terminarão no mês de agosto.


MÊS ATIVIDADES

Março – 30 – 31 Apresentação do projeto
Abril – 01 – 04 Divisão dos Grupos
Maio – 04 – 09 Exposição dos resultados da pesquisa
Junho – 01 – 05 Sessão Pipoca: Filme “Guerra de Canudos”
Junho – 08 – 12 Reapresentação e premiação dos grupos classificados
Agosto – 10 – 14 Seletiva do Soletrando II, nas salas de aula.
Agosto – 24 – 31 Final e premiação do Soletrando II

9 – AVALIAÇÃO

A avaliação será realizada no decorrer do desenvolvimento do Projeto, de acordo com a realização das atividades individuais e coletivas. Será também verificado em cada ação, o desenvolvimento de habilidades e competências por parte dos educandos.

10 – REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS


CEREJA, William Roberto. MAGALHÃES, Thereza Cochar. Português: linguagens. Vol.3. Ensino Médio. 5ed. São Paulo: Atual, 2005.
__________________________________________________. A vida dos Grandes Brasileiros. Euclides da Cunha. São Pulo: Isto É, 2001.
COIN, Cristina. A Guerra de Canudos. São Paulo: Spione, 1998.
www.bilvirt.futuro.usp.br/index.html
www.mundocultural.com.br/biblioteca
www.nilc.icmc.sc.usp.br/literatura/pr.modernismo/htm
www.secrel.com.br/jpoesia/
http://www.lobato.com.br/
www.euclidesdacunha.org/ventura.htm
http://www.euclidesdacunha.com.br/
www.2.rantac.com.br/casaeuclidiana
www.fvc.org.br/letrasdeluz

LANÇAMENTO DO PROJETO

Projeto “Pai dos Sertões”-Euclides da Cunha Profª Marisa Neide (Literatura Brasileira)

Profª Elaine (História) Profª Rosangela(Nena) (LIE)

Profª Nivalda (Literatura Brasileira) Prof. Edson (Geografia)

Profª Marizelia (LIE) Profª Leila (LIE

Nenhum comentário:

Postar um comentário